Aguarde, carregando...

CIDADÃO
ALTERAÇÃO CADASTRAL

Escolha o seu Serviço:

Cadastrar / Atualizar CGM

O CGM (Cadastro Geral do Município) é um cadastro único de pessoas físicas e jurídicas na Prefeitura de Maricá. Sua principal finalidade é possibilitar a total integração das informações relativas ao imóvel e ao proprietário, vinculadas a cada cadastro.

CERTIDÕES

Escolha o seu Serviço:



Declaração de Valor Venal de Imóvel

Certidão que informa o valor utilizado como base de cálculo para o IPTU do exercício corrente, valendo-se de critérios objetivos estabelecidos em lei, que variam segundo o tempo e o local em que o bem se encontra.

Negativa de Débitos de Empresas

Trata-se de certidão que atesta a quitação dos tributos relacionados à empresa em questão (ISS, TLE e TIS), até a data de sua emissão.

Negativa de Débitos de Imóvel

Trata-se de certidão que atesta a quitação dos tributos relacionados ao imóvel em questão, até a data de sua emissão. Ressalte-se o direito da Fazenda municipal cobrar e inscrever quaisquer dívidas de responsabilidade do respectivo contribuinte, que porventura vierem a ser apuradas posteriormente (art. 277 do Código Tributário Municipal).

Numeração Predial Oficial

Certifica a numeração correta de um imóvel, indicando, se for o caso, a numeração de porta antiga e a atual/oficial.

Quitação de ITBI

Certifica/comprova a quitação do ITBI, indicando os dados do Banco arrecadador, o valor e a data de pagamento, bem como os nomes do transmitente e do adquirente do imóvel objeto da transação.

FINANCEIRO

Escolha o seu Serviço:

Débitos em Aberto / Emissão de Boleto

Lista o valor total dos débitos de qualquer natureza não quitados, estejam eles em dívida ativa ou não.

Extrato Financeiro

Emite relatório detalhado de todos os débitos em aberto.

Pagamentos Efetuados

Lista os pagamentos realizados e confirmados pelo sistema, dentro do período ou exercício selecionado.

IMÓVEL

Escolha o seu Serviço:

Averbação de Imóveis

É a atualização dos dados quanto à propriedade de um imóvel na esfera municipal, a partir das informações contidas na Certidão de Registro de Imóveis. Atualizam-se todas as alterações que ocorreram no registro de um imóvel. Trata-se de um histórico de mudanças realizadas no imóvel.

Consulta de Informações de Imóveis

Apresenta, através de boletins de informações cadastrais, os dados cadastrais e fiscais do imóvel, com base em registros e no sistema informatizado do IPTU, para fins gerais.

Impugnação de ITBI

Serviço destinado à impugnação da base de cálculo do ITBI.

Isenção e Não Incidência

Solicitação de Isenção ou Não Incidência de ITBI, exclusivamente nas hipóteses dos artigos 27 e 37 do Código Tributário Municipal

Lançamento de ITBI

ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e tem como fato gerador a transmissão, "inter-vivos", a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis

Mudança de Titularidade de Imóvel

Mudança de Titularidade é o processo administrativo pelo qual o cidadão informa a prefeitura que houve mudança no proprietário/possuidor/titular de domínio útil de imóvel urbano

Revisão de área

Revisão de Área é o processo administrativo pertinente à análise e atualização dos dados cadastrais de um imóvel urbano, em especial a sua área do terreno e/ou sua área construída

Tramitação de Processos de Legalização de Imóveis

Tramitação de Processos de Legalização de Imóveis

TRIBUTOS

Escolha o seu Serviço:

Emissão da Taxa de Abertura de Processo

Serviço/item que possibilita ao cidadão a retirada/impressão de boleto da Taxa de requerimento para fins de abertura de processo administrativo.

IPTU

Não serão enviados carnês de IPTU 2024 para o endereço/domicílio fiscal dos contribuintes, de acordo com o artigo 1º da Lei Complementar nº 383 de 23 de agosto de 2023.

As guias de pagamento da cota única ou das cotas mensais devem ser requeridas a partir de 08 de janeiro de 2024 por meio dos seguintes canais:

I – Via internet, acessando o seguinte endereço eletrônico: https://sim.marica.rj.gov.br/iptu

II - Pessoalmente, na Sede de qualquer dos SIM – Serviços Integrados Municipais.

O contribuinte deverá requerer a emissão da 2ª via por meio dos mesmos canais listados acima.

Quando a retirada das guias de pagamento do carnê do IPTU 2024 se der após os prazos fixados na tabela abaixo, o contribuinte perderá o desconto concedido para pagamento da cota única e das demais cotas vencidas, podendo optar somete pelo pagamento de cotas mensais, conforme a mencionada tabela.

COTA VENCIMENTO DESCONTO
Única 29/02/2024 15% (art. 16, I do CTM)
01 29/02/2024 10% (art. 16, II do CTM)
02 28/03/2024
03 30/04/2024
04 31/05/2024
05 28/06/2024
06 31/07/2024
07 30/08/2024
08 30/09/2024
09 31/10/2024
10 29/11/2024
ITBI OnLine

Faça aqui a sua solicitação da guia do ITBI online. Acompanhe o andamento do serviço na opção Consulta.

Solicitação de Processo de Prescrição

Prescrição é a perda da pretensão de cobrança do débito, por parte do Município de Maricá. O requerente tem o direito de solicitar a extinção dos débitos do sistema informatizado, depois de analisado e deferido o pedido pela Fiscalização Tributária ou pela Procuradoria do Município.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Escolha o seu Serviço:

Solicitação da Licença Sanitária

O procedimento consiste na requisição de uma licença sanitária para viabilizar a operação de uma empresa, seja ela detentora de CNPJ, ou de um profissional autônomo, portador de CPF. É importante ressaltar que tal solicitação deve ser renovada anualmente.